Faltam!

Análise do Movimento #15M

sexta-feira, 14 de outubro de 2011







Por: Tangara Chiroxiphia Caudata

O 15.O está sendo convocado por muitos grupos, a proposta é que cada grupo, cada pessoa leve o seu motivo de indignação, o seu manifesto para as ruas e que o mundo se una por uma mudança global.



Todos os eventos possuem uma organização independente, cujos focos variam (sistema participativo, corrupção, 10% do PIB para a educação, Belo Monte, manipulação dos grandes meios de comunicação etc) mas a maioria se encontram em um ponto comum, isso em todos os países, que os governos já não governam para as pessoas, mas sim para os mercados e minorias que detém a riqueza do mundo, existe uma indignação mundial em torno do capitalismo e do sistema representativo, que concentra poder nas mão de uma minoria e corrompe a classe política, que sacrifica a sociedade pela ganância financeira.


O foco do movimento 15M (o qual participamos) são as acampadas, que são movimento independentes cujo principal objetivo é levar as assembleias populares às praças do mundo (os OCCUPPY estão aplicando a mesma proposta), com o objetivo de que a sociedade se organize e participe das decisões políticas diariamente, que exista debate e que juntas as pessoas possam buscar consensos, esse é o primeiro passo para a reforma do sistema político (lembrando que todas as acampadas são independentes e as decisões sempre ocorrem em assembleias abertas e horizontais).


Claro que estamos começando, aprendendo a realizar esse trabalho uns com os outros, cometemos erros algumas vezes (e aprendemos com eles) e acertamos muitas outras, mas o resultado tem sido bastante positivo.

Uma característica importante é que todas as acampadas são apartidárias.



A previsão para o 15 de Outubro é de centenas de novas acampadas no mundo, muitas já confirmadas no Brasil, (São Paulo, Goiânia, Rio, BH, Porto Alegre, Presidente Prudente e Campinas), atualmente são mais de 1000 por todo o mundo.

Recomendamos esse vídeo que é uma analise sobre o movimento, são 10 minutos e os subtítulos estão no botão CC http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=UJd8H46yzhg#!

Mais detalhes sobre as acampadas:
http://www.democraciarealbrasil.org/?page_id=581

Link para um documentário sobre a acampadasol de Madri, que é uma referência para todas as outras acampadas: http://www.youtube.com/watch?v=jyGE4HCTI6c&feature=player_embedded

Mais detalhes sobre as assembleias horizontais
http://www.democraciarealbrasil.org/?page_id=612

Mais vídeos na sessão de documentários do site.
http://www.democraciarealbrasil.org/?page_id=162

Para chamar a atenção, mais de 700 cidades de 50 países que tomam as ruas no mesmo dia para pedir uma mudança global: basta :-)
Mapa de eventos 15O http://map.15october.net/

Estamos assumindo a nossa responsabilidade sobre a mudança que queremos.

Um abraço
Democracia Real Brasil
http://www.democraciarealbrasil.org/

Comentários:

Postar um comentário

 
15.O Porto Alegre © Copyright | Template By Mundo Blogger |